Olá a todos,
nesse post demonstraremos como realizar a leitura de valores analógicos dos circuitos que compõem nossos projetos com o Arduino. Para a leitura de valores analógicos devermos utilizar os pinos nomeados de A0 a A5 do Arduino.
Esses pinos possuem um conversor digital analógico-digital com resolução de 1024 bits. Portanto a leitura desses pinos retornam valores entre 0 e 1023 (lembre-se que 0 é um valor válido) dependendo da tensão nos pinos. Para variar a tensão no pino analógico utilizaremos um potenciômetro.
O circuito é montado colocando um potenciômetro na protoboard e um resistor ligado a um de seus terminais externos como indicado na imagem baixo. Em sequência conecte o resistor no terra da placa, o terminal central do potenciômetro em um pino analógico do Arduino e o último terminal do potenciômetro no 5V do Arduino.
As imagens abaixo descrevem o circuito através de um diagrama elétrico e de um modelo de feito no 123d.circuit.io:
Agora passaremos para o desenvolvimento do programa. Primeiro declare uma constante indicando em qual pino o potenciômetro está ligado e em seguida configure a porta serial para enviarmos o valor do pino para o nosso computador:
A leitura do valor é realizada na função loop através da função analogRead. Essa função retorna um número inteiro entre 0 e 1023 conforme já mencionado. Em seguida enviamos esse valor para a porta serial e aguardamos 300ms para executar essa função novamente.
Ligue a placa ao computador com o cabo USB e execute o programa. Acesse no monitor serial para ver o valor do pino analógico no monitor serial do IDE e varie a resistência do potenciômetro, girando sua haste para ver a variação no valor do pino.
Onde encontrar alguns dos componentes:
- Arduino R3 Uno
- DCcEle DCduino (clone do Arduino R3 Uno)
- Protoboard com 400 furos
- Protoboard com 830 furos
- Cabos do tipo macho-macho com 10cm
- Cabos do tipo macho-macho com 20cm
Obrigado pela atenção e até o próximo post!