Olá todos,
nesse post mostraremos como podermos energiza o Arduino ou outra placa a partir de painéis solares e também como utilizar uma bateria recarregável para manter nossos projetos funcionando mesmo a noite.
Esse post é uma tradução do projeto publicado no site Insuctable por p2man (thanks p2man).
O circuito é bem simples, composto pelos seguintes componentes:
- Painel solar;
- Arduino;
- Bateria recarregável e um conector para ela;
- Diodo;
- Capacitor de 100uF e 16V (não achei o capacitor de 10V do post original);
- Fios;
- Protoboard;
- Microvoltímetro para testar o circuito.
Abaixo temos a imagem com todos os componentes que utilizaremos:
O primeiro passo é remover o plástico do painel solar e soldar fios e seus terminais positivo e negativo que estão na parte de trás dele:
Em seguida solde pinos do tipo macho na outra extremidade dos fios, para podermos utilizálos no protoboard mais facilmente:
Agora, corte os fios do adaptador da bateria removendo o soquete, pois uitlizaremos nesse circuito somente a parte que conecta à bateria. Solde nas extermidades do fios pinos macho, semelhante aos fios conectados ao painel solar:
Agora começaremos a montar o circuito na protoboard: monte o diodo e o capacitor na protoboard como mostrado na imagem abaixo:
Em seguida, coloque o Arduino na protoboard e ligue os pinos Vin na linha positiva (mais próxima da linha vermelha) do protoboard e o pino GND na linha negativa (mais próxima da linha azul):
Por fim, ligue a bateria recaregável no conector e coloque na protoboard, com o fio positivo (geralmente o vermelho) na linha positiva da protoboard e o fio negativo (geralmente o escuro) na linha negativa da protoboard.
Para completar e acionar o circuito, conecte o painel solar na protoboard, onde o fio escuro (ou o fio que etiver soldado no terminal negativo do painel) deve ser ligado à linha negativa da protoboard e o fio vermelho (ou o fio que estiver soldado ao terminal positivo) deve ser conectado ao terminal do diodo.
Veja a imagem abaixo para confirmar suas conexões do circuito:
Teremos nesse ponto o circuito funcionando. Você pode retirar o Arduino para gravar o programa de seu projeto nele e retorná-lo para a protoboard, utilizando a energia solar para alimentar seu projeto.
Até o próximo post!